Coupa Cafe, o café famoso de Palo Alto

No instagram já partilhei nos stories algumas vezes fotos do Coupa Cafe. O Coupa é um dos meus cafés favoritos para trabalhar em Palo Alto, e não é apenas o meu.

Este café é famoso e conhecido no meio da tecnologia… tendo até tido um papel no filme The Social Network, o filme que mostra a história do Facebook.

O que é o Coupa Cafe?

O Coupa Cafe é um café que nasceu em 2004 em downtown Palo Alto, com a sua primeira localização, o Coupa da Ramona Street (onde vou mais).

Depois dessa primeira localização, o Coupa acabou por se expandir para o campus de Stanford, para uma segunda localização em Palo Alto e também para Los Altos (cidade que fica aproximadamente a 10 minutos de Palo Alto).

O Coupa Cafe, como está localizado bem no centro de Silicon Valley, acabou por ser um ponto de encontro para profissionais relacionados com a tecnologia, desde empreendedores iniciantes a pessoas ligadas a capitais de risco.

Notícia no Coupa Cafe em Palo Alto, Silicon Valley
© Krystel Leal – Sou Nómada

Mas também foram várias as vezes que o Coupa recebeu “superestrelas” de Silicon Valley. Qasar Younis (Y Combinator), Steve Jobs (falecido CEO da Apple) ou o Sergey Brin (co-fundador da Google) são apenas três exemplos de pessoas que passaram de forma regular neste café.

O que é que se come e bebe no Coupa Cafe?

Para além de todo esta vibe empreendedora e tech que sentimos mal colocamos o pé dentro do Coupa, o café é conhecido também pelo seu menu.

O café tem um menu inspirado na comida venezuelana, então encontramos coisas como tequeños, empanadas, pabellon ou arepitas, quatro especialidades venezuelanas.

No entanto, não ficam fora do menu outros pratos mais americanos como ovos mexidos, paninis, wraps e até papas de aveia e granolas.

Mas é sobretudo pelas bebidas que o Coupa é conhecido. O café é muito bom!

Computador MacBook, Moleskine, RayBay Óculos e Latte no Coupa Café em Palo Alto, California
© Krystel Leal – Sou Nómada

O café é moído localmente e os grãos vêm de várias zonas de produção de café Arabica como a Venezuela, México, Colombia ou o Guatemela. O Coupa garante também que todo o café é certificado orgânico e proveniente de comércio justo.

Relação do Coupa com a Tecnologia

O Coupa tem um papel importante em Silicon Valley – para além da tarefa de providenciar cafeína.

Na verdade, o Coupa é o palco de vários testes de aplicações que alcançaram o sucesso, mas também palco de orientações a ideias em perigo de falharem.

Os donos Jean Paul Coupal e Amelia Coupal estudaram em Stanford e, quando estão no Coupa, adoram mergulhar em discussões e conversas com empreendedores, dando-lhes conselhos e opinião sobre as suas ideias.

Isso é tão importante que em 2010 foi testado no Coupa uma ideia de uma aplicação que permita fazer pedidos a partir da mesa do restaurante, sem precisar de ir ao balcão. Ou seja, o café está disponível para testar ideias e ajudar a aumentar o sucesso dos empreendedores da região!

O Coupa Cafe tem uma importância tão central em Silicon Valley que teve uma presença no filme The Social Network que representa a história do Facebook, com a presença do seu copo de papel que é um ícone!

Coupa Cafe no The Social Network

Porque é que eu gosto tanto do Coupa?

O Coupa fica mesmo no centro de Palo Alto, numa lateral da University Avenue (rua principal da cidade).

Está aberto até às 11 da noite e melhor… tem uma zona dedicada a proporcionar produtividade máxima.

No Coupa podes sentar-te em três zonas distintas:

  • na esplanada
  • no café principal (onde pedes a comida e bebidas), onde tens mesas de madeira laterais mas também uma zona muito confortável debaixo de um vitral que dá muita luz natural
  • no lounge, que é uma sala separada do café principal

Eu adoro ficar no lounge, pois é bastante mais silencioso, e tem sofás e cadeiras bem mais confortáveis para ficar algumas horas a trabalhar.

Para além desta vibe de café produtivo, o Coupa é um marco de Silicon Valley e podes ficar a saber mais da história da região lendo as reportagens que estão emoldurados no café.

Localização

O primeiro Coupa Cafe, onde costumo ir e que mostro neste post, fica no 538 Ramona Street, em Palo Alto.

Existem outras localizações, que podes consultar clicando aqui.