Se conheces um pouco da história de Silicon Valley, sabes que existe uma relação direta com garagens. A garagem HP foi a primeira de uma série de empresas e inovações que surgiram em garagens.

Silicon Valley tem uma grande mitologia relacionada com garagens. Começando pela garagem HP que é considerada o berço da região, mas continuando pela garagem da Apple ou ainda da Google, muitas empresas e ideias surgiram em garagens.

A Garagem HP

Podemos dizer que a história que faz desta garagem tão especial, e que é considerada hoje como o berço de nascimento de Silicon Valley, começa em 1934.

Nesse ano, Dave Packard e Bill Hewlett finalizam o curso em Stanford. Ficaram amigos e mantiveram-se em contacto, apesar de o Dave se ter mudado para Nova Iorque no ano seguinte, para trabalhar para a General Electric.

Em 1937, Dave visita Bill em Palo Alto e têm aquela que é considerada a “primeira reunião de negócios” da futura HP.

Em 1938, Dave acaba por pedir uma licença no trabalho na GE e muda-se para Palo Alto com a sua esposa Lucile. Dave e Bill procuram uma casa que dê para viver mas também para desenvolverem as suas ideias e projetos.

Escolhem o número 367 da Addison Avenue precisamente por ter uma garagem à qual podem aceder. Dave e Lucile mudam-se para o primeiro andar da casa e Bill muda-se para o anexo. A sra. Ione Spencer, a dona da casa, vive no apartamento o segundo andar.

Em 1939 criam o nome Hewlett-Packard, que se tornaria o nome da empresa destes dois amigos.

O primeiro produto da Hewlett-Packard, construído nessa mesma garagem, foi um oscilador de áudio, o HP200A.

Um dos primeiros clientes da Hewlett-Packard foi o Walt Disney Studios, que comprou oito osciladores para testar e certificar os sistemas de som nos cinemas. Este dispositivo ter um papel importante no primeiro grande filme da Walt Disney Studios, o filme Fantasia.

Poster do Filme Fantasia de 1940 da Walt Disnet

Em 1985, a dimensão da HP é já tão grande e importante que a garagem do número 367 da Addison Avenue é considerado um marco da cidade de Palo Alto.

Dois anos depois, em 1987, a garagem torna-se o 976º local histórico do estado da Califórnia.

No ano 2000 a HP adquiriu toda a propriedade renovando-a e garantindo a sua conservação. Em 2007, a propriedade é listada no Registo Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos.

Uma das maiores empresas tecnológicas de sempre

Acredito que conheces a HP – acho que é impossível nunca ter ouvido falar desta marca tão importante para o mundo dos computadores!

Depois do famoso oscilador, a Hewlett-Packard entrou em 1966 no mercado dos computadores com HP 2116A. E desde ai, nunca mais parou, lançando sistemas, computadores, calculadoras e muitos outros produtos.

Hoje a sede da HP é ainda em Palo Alto, mais precisamente na Page Mill Road.

Contrariamente à garagem, a sede pode ser visitada, tendo até um Welcome Center com exposições e várias informações sobre a história da marca.