Golden Gate de Bicicleta: como fazer o passeio?

Neste post vou-te explicar como podes passar a Golden Gate de bicicleta.

Golden Gate de Bicicleta: como?

Se não tiveres bicicleta para atravessar a ponte, não te preocupes que opções não faltam para quem quer fazer a Golden Gate de bicicleta.

Ao longo da baía em São Francisco (desde o Embarcadero até bem próximo da Golden Gate) existem muitas lojas que alugam bicicletas.

Nós acabámos por escolher alugar na Bike & View Bicycle Rentals, uma loja localizada na Lombard Street, não muito longe do início do caminho que leva até à Golden Gate.

Alugámos as bicicletas pela internet, porque o preço é sempre bem mais barato se alugares online e depois só fores buscar as bicicletas.

No momento do levantamento das bicicletas na Bike & View, entregam-te um formulário de responsabilidade para assinares, um mapa com todo o caminho, um capacete, um cadeado e a bicicleta que te vai acompanhar no caminho.

Compensa, para este passeio, alugares a bicicleta durante 24 horas. Mesmo entregando-a no final do dia, o preço compensa sempre do que alugar por hora – para além de ser mais tranquilo, não precisas assim de te preocupares com as horas de entrega.

O caminho até à ponte

Nós escolhemos fazer o caminho até Sausalito de bicicleta, regressar de ferry até ao Embarcadero e fazer depois o caminho até à Lombard para entregar as bicicletas.

A ida até Sausalito acaba por ser um dos caminhos mais tradicionais e comuns. Sausalito é uma cidade super agradável para passar a tarde, com muitos restaurantes, cafés e lojas.

O caminho, então, para ida, foi este:

São 8 milhas (~ 13 quilómetros) até Sausalito.

O caminho de bicicleta até Sausalito está super bem indicado, é praticamente impossível perderes-te! Existem ciclovias em todo o caminho e muitas pessoas a fazer o mesmo caminho que tu.

Até à ponte, passámos por Crissy Field East Beach onde começas a ter as vistas magníficas sobre a ponte e à medida que se sobe, o difícil é não parares a cada metro para tirar fotos.

Atravessar a Ponte

A organização de passar a ponte está muito bem feita. Nós fizemos o passeio a um sábado e ao fim de semana, por causa do maior fluxo de pessoas, um dos lados da ponte é destinado apenas às bicicletas e o outro apenas a pessoas.

Ou seja, a ponte tem seis faixas para carros (três para cada lado), e depois tem uma parte de cada lado para os peões e bicicletas.

Nós atravessamos a ponte pelo lado esquerdo de quem vem de São Francisco, a vista apesar de bonita desse lado, acredito que seja bem mais interessante do outro lado, por se ver Alcatraz e a cidade.

O passeio na ponte é muito agradável, mas muita atenção: mesmo que esteja muito calor na cidade, leva um bom casaco para atravessar a ponte. Há muito vento na ponte e parece que entramos numa cidade completamente diferente!

Caminho até Sausalito

A grande beleza deste passeio é, na minha opinião, o caminho até Sausalito, já do outro lado da ponte.

Vista da Golden Gate de bicicleta

A vista sob São Francisco e a baía é linda e a cidade de Sausalito é super pitoresca. É um contraste com São Francisco.

Fez-me muito lembrar a cidade de Niagara on the Lake no Canadá, por ter um estilo de ruas e casas que nos transportam para o século XIX.

Se fores até Sausalito, aconselho o restaurante mexicano Salsalito, em frente ao Pelican Yacht Harbor. O restaurante é muito bom e super boa onda.

Em Sausalito, existe mesmo ao pé do terminal dos barcos, um grande parque pago onde podes deixar as bicicletas. Mas… não caías nessa! Existe um pouco mais à frente parques de bicicletas gratuitos, onde podes deixar a tua bicicleta. Nós deixámos as nossas no parque localizado no lot #3 do parque de estacionamento principal de downtown Sausalito e não tivemos nenhum problema.

De Sausalito até à cidade

Para regressares a São Francisco, podes voltar a passar a ponte se estiveres com energia e vontade.

Nós escolhemos voltar de Ferry. É um passeio muito bonito, o ferry passa mesmo ao lado de Alcatraz o que é muito interessante.

O ferry de Sausalito vai até ao Ferry Building no Embarcadero. O preço por pessoa é de $13 ou $7 se tiveres o Clipper (cartão recarregável de transportes de São Francisco).

Krystel Leal © Sou Nómada

Do Embarcadero até à Lombard

Depois de fazer a Golden Gate de bicicleta, chegou o fim do passeio e tínhamos que entregar as bicicletas.

O passeio desde o Embarcadero até à Lombard onde a Bike & View estava localizada é muito agradável, o caminho é maioritariamente pela baía.

Depois chegas a um momento em que tens que entrar para dentro da cidade e enfrentar as tão temidas colinas de São Francisco! Mas valeu tanto a pena o passeio que está tudo bem.

Custo final do passeio (preços para uma pessoa):

  • $23 – aluguer de bicicleta
  • $7 – viagem de ferry com Clipper Card
  • $18 – valor médio de almoço em Sausalito
  • = $48 por pessoa aproximadamente

Espero que tenhas gostado deste artigo e não hesites em deixar um comentário abaixo com as tuas dúvidas e questões!

Para mais informações e imagens sobre este passeio, vê o meu vídeo clicando aqui.