O nascimento do Sou Nómada

Olá e sê bem vindo ao primeiro post do Sou Nómada!

Chamo-me Krystel e sou nómada digital. No final de 2014 descobri que era possível trabalhar online. Em 2015 trabalhei para criar uma atividade profissional remota e em 2016 deixei o apartamento na cidade onde vivia para ser nómada digital e trabalhar de onde quiser. Foi nesse ano também que fundei o projeto Nomadismo Digital Portugal, que é um site onde podem encontrar conteúdos sobre trabalho remoto, empreendedorismo digital e viagens.

As coisas acabaram por me trazer para o estado emblemático da Califórnia nos Estados Unidos. Desde o início de 2017 que vivo em Palo Alto, bem no centro da chamada Silicon Valley, e não podia estar mais feliz com a minha nova base.

Com este blog quero falar das minhas viagens, de como é que é o dia-a-dia de quem não tem horários nem localização para trabalhar e que acaba, às vezes, por se perder em demasia no trabalho. Que isto não são só maravilhas.

Quero falar-vos de como é viver num país como os Estados Unidos, sobre aquilo que faço profissionalmente e que me permitiu vir para aqui sem ter que me preocupar, em momento algum, com a minha estabilidade financeira.

Quero contar-vos um pouco mais do que é isto de se ser nómada digital.

Se quiseres saber mais um pouco sobre mim, não seguir-me nas redes sociais:

O que é ser-se nómada digital?

Ser nómada digital é ter uma atividade profissional que pode ser feita remotamente, a partir de qualquer lugar do mundo. Significa não estar dependente de nenhuma cidade ou escritório para trabalhar.

Em inglês, tem-se adotado cada vez mais o termo location independent, pois ser-se nómada digital não é obrigatoriamente sinónimo de estar sempre a saltar de um lado para o outro.

Pessoalmente, gosto muito da expressão “nómada digital” apesar de eu própria não viajar muito, comparando a outros colegas meus. No entanto, ter a liberdade de poder ir amanhã se quiser para outra cidade, sem ter que me preocupar em pedir férias ou dias de folga, é incrível.

E isso, para mim, é o verdadeiro significado do nomadismo digital: liberdade. Liberdade de estarmos onde quisermos, liberdade de fazermos trabalhos que nos fazem realmente felizes, liberdade de sabermos aquilo que queremos e, mais importante, aquilo que não queremos.

Não é um caminho fácil, não é uma vida fácil, mas é certamente a vida que a mim me faz feliz. No fundo, isso é que deve ser sempre o mais importante.

Alguma dúvida sobre este estilo de vida e de trabalho, não hesites em comentar. Este blog serve precisamente para te apresentar o nomadismo digital e tentar responder a dúvidas que ainda possas ter.