Há quem pense que Silicon Valley é o nome de uma cidade. Outras pessoas pensam que é apenas uma série da HBO (excelente, por sinal. Se também vês a série, deixa nos comentários!).

Mas Silicon Valley é, na realidade, o nome dado a uma região que vai desde o sul de São Francisco até à cidade de San Jose e eu explico-te tudo neste vídeo.

E reparei que… no vídeo falo de pequenos dispositivos de silicone, mas na realidade são dispositivos de silício. Caramba, cientistas e engenheiros que seguem o projeto, explicam-me nos comentários a diferença entre estes dois elementos? Ou são sinónimos?

Bom, continuando…

Silicon Valley, o que é?

Não irás encontrar o nome “Silicon Valley” nas placas de direção ou nos mapas.

Região de Silicon Valley no Mapa

Na realidade, esta região é apelidada assim porque nos anos 70 um jornalista inventou este nome para falar desta zona por causa do silício (silicone? silício?), um material presente na composição de microprocessadores.

Silicon Valley é, então, o nome dado à região entre São Francisco (sul) e San Jose e estende-se por mais de cinquenta quilómetros.

Antes de ser conhecida pela tecnologia, a região era conhecida pela agricultura, sobretudo pelos cereais e pela fruta!

Alguns dados interessantes…:

  • Esta região tem hoje o maior número de empresas tecnológicos de todo os Estados Unidos
  • Estima-se que vivam nesta região 2,6 milhões de pessoas e que 39% delas tenham entre 20 e 44 anos
  • Tornou-se, em apenas quatro décadas, a zona tecnológica mais famosa do mundo, vendo nascer empresas como o Facebook, a Google ou o PayPal
  • É a zona com a maior taxa de crescimento económico dos Estados Unidos
  • Se a região de Silicon Valley fosse uma região independente, seria a 12ª potência económica mundial – a Califórnia, se fosse um país, seria a 5ª!
  • Os salários aqui são superiores à média do país – e não param de aumentar
  • Todos os meses “nascem” aqui novos milionários
  • Estima-se que a cada cinco dias é criada aqui uma nova empresa… mas apenas uma em dez sobrevive
  • mais de 1950 quilómetros de ciclovias em Silicon Valley!

Como apareceu esta região?

Para falar de Silicon Valley é preciso falar da Universidade de Stanford.

Stanford é renomada mundialmente pela qualidade do seu ensino, sobretudo nas áreas da tecnologia, e é esta universidade que está na base de Silicon Valley.

Em 1930, Frederick Terman (professor universitário de Stanford, considerado como o “pai de Silicon Valley”), ao ver que os melhores estudantes da universidade iam trabalhar para a costa leste, começou a incentivar os jovens licenciados a criarem as suas empresas e a desenvolverem os seus projetos na região.

Em 1938 dois estudantes de Stanford fizeram precisamente isso, e fundaram a sua primeira empresa em Palo Alto. Esses alunos eram William Hewlett e David Packard e a empresa em questão é a Hewlett-Packard, a HP.

O que esteve na origem da Hewlett-Packard foi a criação de dispositivo áudio eletrónico que foi criado por estes dois estudantes numa garagem.

Essa garagem fica em Palo Alto, e é hoje considerada o berço de Silicon Valley.

E hoje, pronto… Silicon Valley é esta região fascinante, dinâmica e onde estão as sedes de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo e que mudaram as nossas vidas.

Que curiosidades tens sobre esta região? Deixa tudo nos comentários!