Sobre Mim

Monte Hollywood - California - Sou Nómada

Nome: Krystel
Localização Atual: Palo Alto, Califórnia

Chamo-me Krystel e nunca tive muito jeito para me apresentar. Apesar de ser das letras e da comunicação, apresentar-me sempre me foi difícil, talvez por saber que sou tanta coisa e tanta coisa diferente.

Nasci em França mas com apenas quatro anos fui viver para a Margem Sul do Tejo (o lado certo da vida) e aí cresci e vivi até aos meus 19 anos. Com o décimo segundo ano acabado, quis a minha vontade da altura levar-me a voltar às origens. Decidi ir estudar, sozinha, para Paris.

De malas e bagagens rumei à capital francesa para estudar, mas também para trabalhar e ser assim independente.

Na capital francesa, uma das cidades mais bonitas do mundo, comecei a sentir que o tempo me escapava pelas mãos e que não estava a aproveitar os anos de crescimento e de vivência em Paris.

Raramente tinha tempo para passear ou descobrir a cidade que tinha escolhido como casa. Entre o meu trabalho que me ocupava pelo menos 20 horas semanais e os estudos, não me restava tempo para vivenciar e experienciar.

Foi no início de 2015, cansada da corrida dos ratos na qual me tinha enfiado, que decidi começar a tomar as rédeas da minha vida.

Decidi criar uma nova atividade profissional: a minha, criada especificamente para a minha vida. Decidira que a minha vida não ia continuar a adaptar-se ao meu trabalho – iria inverter os papéis.

O ano de 2015 foi dedicado à aprendizagem profunda do digital e da tecnologia, mas também à análise das minhas competências e interesses, para tentar interceptá-los e encontrar uma atividade profissional que fosse sustentável.

Em 2016 já conseguia viver a tempo inteiro da minha atividade de freelancer na área da comunicação digital. 2016 foi o ano em que:

  • Deixei a cidade de Paris para viver de forma livre profissionalmente – não precisava, nem preciso, de estar no mesmo local dos meus clientes, nem no mesmo fuso horário que eles!
  • Me tornei freelancer a full-time, trabalhando com comunicação digital e estratégia de marcas online
  • Criei o projeto Nomadismo Digital Portugal, projeto dedicado à criação de conteúdo sobre trabalho remoto e trabalho freelance / prestação de serviços

Desde então, esta é a minha forma de viver: com uma atividade profissional estável financeiramente, e que me permite estar onde quero estar e adaptar o meu trabalho à minha vida pessoal.

O ano de 2017 trouxe-me um novo desafio: o de viver na Califórnia, nos Estados Unidos.

Desde fevereiro desse ano que vivo na cidade de Palo Alto, bem no coração de Silicon Valley, com o meu marido e trabalho a partir daqui para Portugal.

No Sou Nómada partilho contigo como é o meu dia aqui na Califórnia e reflexões sobre trabalho remoto, sobre empreendedorismo e sobre realização pessoal e profissional.

Tens sugestões de temas, perguntas ou curiosidades? Clica aqui e envia-me uma mensagem! Estou sempre ansiosamente à espera das tuas ideias.