GooglePlex: como é visitar o campus da Google na Califórnia?

Visitar o GooglePlex é quase uma passagem obrigatória para os nerds e geeks que visitam a Silicon Valley. Mesmo para aqueles que podem achar desinteressante visitar outras empresas, sentem uma atração pelo campus da Google. Como não?

No meu dia de aniversário, para além de termos ido visitar o Computer Museum History, aproveitámos também para passar pelo GooglePlex em Mountain View. Por ser fim-de-semana e quase não haver empregados no campus, foi um passeio super calmo e agradável.

Se quiseres visitar o quartel general da Google na Califórnia, há algumas coisas que tens que saber.

Qualquer pessoa pode visitar o GooglePlex

Existe muitas vezes a ideia de que o campus da Google é fechado a pessoas externas (como o do Facebook por exemplo). No entanto, mesmo que não tenhas amigo ou conhecidos a trabalhar na Google, podes entrar sem problemas no GooglePlex.

Não existem visitas guiadas ao campus, então acaba por ser um passeio que tens que fazer tu sozinho.

Nos edifícios (excepto no Google Visitor Center e na Loja) não vais poder entrar, a menos que estejas acompanhado por algum empregado da Google que te pode mostrar alguns lobbies.

As bicicletas não são para os turistas, mas…

Quem vai ao GooglePlex vai ficar atraído pela bicicletas coloridas! Estão espalhadas por todo o campus e são o meio de transporte usado pelos empregados da Google para se deslocarem de edifício em edifício.

Estas bicicletas são exclusivamente para empregados. Apesar de não terem qualquer segurança ou cadeado, se um turista for apanhado a andar numa, pode levar uma valente reprimenda dos seguranças.

  • Google Bikes    google googleplex googlebike mountainview siliconvalleyhellip
  • Hey Android    android google googleplex mountainview siliconvalleyhellip
  •    donut androiddonut androidstatues google googleplex mountainview siliconvalleyhellip
  •     google googleplex googlecampus mountainview siliconvalley siliconvalleylifehellip
  • Honeycomb    honeycomb android googleplex google mountainview siliconvalleyhellip
Contudo…se fores a um fim-de-semana, os seguranças são bem mais flexíveis e, se tiveres sorte, vais poder andar sem problemas numa bicicleta da Google. Afinal, não há muitos empregados à procura de uma durante o fim-de-semana.

Excelente lugar para descansar e relaxar

Para milhares de pessoas é um local de trabalho, mas o GooglePlex é também um campus divertido e bem agradável. Ao andares pelo campus vais encontrar muitas zonas com mesas e cadeiras, tal como zonas de voleibol e outros jogos.

Deve ser bem divertido trabalhar neste local! Durante a semana o GooglePlex deve ser animado e movimentado, daí que os turistas são aconselhados a usar a faixa verde no chão, sobretudo ao pé dos edifícios. A prioridade é manter a circulação fluída entre os empregados!

O jardim dos bonecos do Android

É provavelmente a zona mais divertida e que marca realmente a visita ao GooglePlex. O Google Android Lawn Statues é um local muito engraçado no qual só te vai apetecer tirar fotos com tudo!

É proibido subir às estátuas, mas as fotografias são incentivadas. Alguns dos bonecos estão bem preparados para proporcionar fotos bem divertidas.

Acesso ao Visitor Center e à Loja

O Visitor Center e a Loja da Google são duas coisas bem recentes no GooglePlex. Estão fechadas ao fim-de-semana, então não tive oportunidade de os visitar.

No Visitor Center podes ficar a saber a história da Google, a evolução dos seus produtos, do Google Chrome ou ainda do Android. Neste espaço podes também ver réplicas dos escritórios (incluíndo as piscinas de bolas às quais os empregados têm acesso!) já que não é possível visitá-los sem um convite oficial.

Na Loja Oficial da Google podes comprar todo o tipo de souvenirs como tshirts, canetas, blocos, garrafas e muito mais.

O que me surpreendeu no GooglePlex

  • As hortas orgânicas: perto do edifício 43, o edifício principal da Google, vais encontrar várias pequenas hortas. Os alimentos provenientes destas hortas são usados para a comida dos refeitórios do GooglePlex
  • Sítio colorido: é impossível ficar indiferente à cor e alergia que o GooglePlex tem. Os edifícios, as mesas, as cadeiras, as bicicletas, os bancos e até o chão, tudo é pintado com as cores da Google.

Mesmo sem um amigo a trabalhar na Google, não deixes de visitar o GooglePlex se vieres à Silicon Valley. É um sítio super agradável para passear, com muitos sítios à sombra onde te podes sentar e relaxar.