Prisão de Alcatraz em São Francisco: como é visitar a prisão mais famosa do mundo?

A prisão de Alcatraz é uma das maiores atrações turísticas de São Francisco. Era uma das coisas que eu mais queria ver na Califórnia e consegui, seis meses depois de viver cá, realizar este sonho.

Todas as fotografias colocadas neste post, não tem filtros. Nem que seja só pelas vistas, já vale a pena visitar Alcatraz, não achas?

Vista para São Francisco e Arredores desde a ilha de Alcatraz

Como organizar a visita a Alcatraz

Visitar a prisão de Alcatraz é algo que pede alguma organização e planeamento. Sendo que a única forma de chegarem à The Rock é de ferry, é preciso comprar os bilhetes como alguma antecedência.

Se querem fazer a visita a um fim-de-semana, comprem com ainda maior antecedência! Nós queríamos ir a um sábado, mas três semanas antes já não havia bilhetes.

Na compra, vais ter que escolher uma hora para embarcar. Essa hora é só para a viagem de ida, já que depois podes ficar o tempo que quiseres na ilha e regressar quando quiseres.

O embarque no Alcatraz Cruise é no Pier 33 no porto de São Francisco, no chamado Embarcadero. É aconselhado chegares 30 minutos antes da hora de embarque.

Porto de São Francisco - Pier 33

A viagem até à ilha no meio da baía de São Francisco demora pouco mais de quinze minutos. Se tiveres sorte e fores num dia sem nevoeiro, vais poder ter vistas lindíssimas de São Francisco e das duas pontes da cidade (a Bay Bride e a Golden Gate, a irmã gémea da nossa 25 de Abril).

No Ferry para a ilha de Alcatraz

Chegada à Ilha!

Quando o ferry começar a aproximar-se da ilha, vais perceber que é muito maior do que imaginavas. Uma das coisas que salta à vista é a frase “Indians Welcome” que está escrita logo no porto de chegada, como um pouco por toda a ilha.

Chegada à Prisão de Alcatraz

Isso está relacionado com uma ocupação de Sioux (grupo de índios americanos) nos anos 60. Quando a prisão de Alcatraz fechou, este grupo ocupou a ilha reclamando-a como o seu território. A ocupação durou 19 meses e as marcas são ainda visíveis.

A visita à Prisão de Alcatraz

Quando chegares à ilha, vais ser acolhido por uma pessoa que vai explicar quais são as regras de Alcatraz. No fundo, a visita à prisão é feita como tu quiseres e quando tu quiseres, pois não é uma visita guiada.

O teu bilhete inclui gratuitamente uma visita audio guiada. Mesmo que não sejas fã de visitas guiadas, não deixes de a fazer. A sério. Vais arrepender-te se não fizeres a visita a Alcatraz com este audio!

O guia audio está muito bem feito: vai guiar-te por toda a prisão e exterior, acompanhando as descrições com depoimentos de antigos prisioneiros e guardas, com sons de bater de portas, de passos, de gritos…enfim, é uma forma de entrares ainda mais na realidade de Alcatraz.

História de Alcatraz

Se fores um bocadinho geek como eu, deves ter visto a série Alcatraz, lido sobre a prisão e visto filmes. Não te vou dar grandes novidades.

No entanto, se nunca ouviste falar desta prisão, pequeno resumo: Alcatraz é, antes de mais nada, uma ilha localizada na Baía de São Francisco. Durante 29 anos, funcionou aí uma das prisões de alta segurança mais famosas do mundo.

Ficou conhecida não só pela sua localização única, mas sobretudo porque teve nela alguns prisioneiros bem famosos como Al Capone, Robert Stroud (Birdman), George Kelly (Machine Gun) ou ainda Mickey Cohen.

Prisioneiros famosos de Alcatraz

O isolamento geográfico da prisão, as águas frias da baía e uma vigilância constante de todos os detidos, fez de Alcatraz uma das prisões mais seguras do mundo. Em 29 anos, só houve uma fuga que resultou.

As histórias das fugas dos prisioneiros são algumas das histórias mais interessantes que vais poder ficar a conhecer durante a visita.

Como era a Prisão de Alcatraz

Durante a visita, é possível entrar nas celas (incluindo nas solitárias). Cada cela tinha 1,50m de largura / 2m de comprimento / 2m de altura, um pequeno lavatório com água fria, uma cama, uma sanita e uma prateleira para arrumação.

Em caso de bom comportamento, os detidos podiam ler livros autorizados (Alcatraz tinha uma biblioteca), jogar dominós, tocar algum instrumentos musical ou jogar baseball no pátio exterior.

As visitas eram autorizadas uma vez por mês e com a autorização do diretor. No entanto, eram raras as pessoas que atravessam a baía para visitar os detidos.

Cela em Alcatraz

A visita à prisão de Alcatraz acaba na cozinha. Curiosidade: Alcatraz podia ser conhecida pelos seus detidos, mas ao que parece tinha uma comida deliciosa! Era uma preocupação da prisão servir comida saborosa e saudável aos prisioneiros.

Visitar Alcatraz é ficar a saber mais sobre os prisioneiros, sobre os guardas e até sobre a família deles. Várias foram as crianças e famílias que cresceram em Alcatraz. Uma dessas crianças tornou-se uma especialista em Alcatraz, tendo escrito já dois livros.

O que saber para visitar Alcatraz

  • O bilhete da tour normal custa $37.25. Se encontrares bilhetes mais caros, é porque provavelmente estás a lidar com uma agência ou revendedor. Para comprares o teu bilhete, compra no site oficial de Alcatraz em alcatrazcruises.com
  • Que horário escolher? Tudo depende da tua organização e gosto pessoal! Durante a tarde tens mais hipóteses de ter céu limpo (que é algo muito muito raro em São Francisco, conhecida pelo seu nevoeiro constante), mas durante a noite a visita é, pelo que dizem, excelente! Não tens hora para voltar, sendo que os barcos regressam à cidade a cada 30 minutos.
  • Depois de ter os bilhetes, o que faço? Imprime os bilhetes e, 30 minutos antes da hora marcada no teu bilhete, vai até ao Pier 33. Lá vais ser encaminhado para uma fila, tirar uma fotografia de grupo e embarcar no ferry.
  • O que faço quando chegar à ilha? Se percebes bem Inglês, ouve as explicações do guarda que te vai explicar como funciona a visita. Se não estás nem aí, sobe até à entrada da prisão, pede o teu guia audio (existe versão em Português) e já está! Estás a iniciar a tua visita a Alcatraz. A visita acaba numa gigante loja de souvenirs e, depois disso, podes voltar a descer até ao porto para apanhar o próximo barco para São Francisco.
  • Não há comida nem bebidas à venda na ilha de Alcatraz. Se vais com crianças ou se achas que vais ter fome e sede (tendo em conta que a visita dura entre 2 a 3 horas), tem isso em conta! Se quiseres fazer uma refeição ilha, tens algumas mesas disponíveis para esse efeito ao pé do porto de Alcatraz.